segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sobre as diversas formas de Umbanda

Compartilharei com vocês uma parte de minha monografia, que mostra diferentes fatores de temperamento e caráter da mente humana (TCI). É apenas um modelo, e cada pessoa possui uma parte de cada um desses fatores, digamos assim.

Entretanto, creio que ele auxilie a nossa percepção do porque existem diversas formas da Umbanda. Repare que dá para identificar pelo texto abaixo porque há casas que "puxam o saco" dos médiuns, há casa que os ensina a serem independentes, há casa que os ensinam a respeitar a natureza, bem como casas que aplicam a doutrinação pelo medo.

Lembrem-se que esta é apenas uma visão, porém creio que ela auxilie na nossa compreensão do todo.

Abraços

Fatores de Temperamento:
Os quatro fatores de temperamento - Busca de Novidade, Esquiva de Dano, Dependência de Gratificação e Persistência - são independentes, e todas as combinações dos quatro são teoricamente possíveis.

Busca de Novidade (BN)
Tendência hereditária de ativação e iniciação de comportamentos por estímulos novos e suscetibilidade comportamental à estimulação ambiental; reflete o comportamento frente a estímulos novos. Pessoas com este traço aumentado tendem a procurar novidades, ser impulsivas e curiosas e entediar-se rapidamente com uma atividade repetitiva.

Esquiva de Dano (ED)
Tendência hereditária a inibir ou cessar comportamentos frente aos sinais de estímulos aversivos, a fim de se evitar punição; envolve inibição do comportamento em resposta à punição. É observado nas pessoas como medo da incerteza, inibição social, timidez com estranhos, fatigabilidade e antecipação de problemas (mesmo em situações que não preocupam as outras pessoas).

Dependência de Gratificação (DG)
Tendência hereditária a responder de maneira intensa a sinais de recompensa, visando a obtenção de prêmios; este traço de personalidade versa sobre a resposta a pista sociais relacionadas com recompensa.

Persistência (PE)
Tendência hereditária a persistir em responder de determinada forma, a despeito de reforços intermitentes; refere-se a manutenção do comportamento a despeito de frustrações ou fadiga.

Fatores de Caráter
Ao contrário do temperamento, os fatores de caráter - Auto-Direcionamento, Cooperatividade e Auto-Transcendência - são mais maduros e conscientes, e se relacionam com a forma pela qual os indivíduos se auto-governam. O caráter orienta o indivíduo a resolver seus conflitos emocionais. Ele evolui conforme o indivíduo com seu temperamento particular, cresce nos ambientes familiar, não familiar, social e cultural.

Auto-Direcionamento (AD)
Identificação de si como um indivíduo autônomo; quantifica os ideais e as concepções que um indivíduo tem em relação a si mesmo, o que redunda em características tais como responsabilidade, auto-confiança e direcionamento em relação a uma meta (disciplina, propósito).

Cooperatividade (C)
Identificação de si mesmo como uma parte integrante da sociedade e da humanidade; reflete a concepção de um indivíduo referente a sociedade, isto é, em relação a outras pessoas.

Auto-Transcendência (AT)
Identificação de si mesmo como uma parte integrante da unidade de todas as coisas, de um todo interdependente, reflete o sistema de ideais do indivíduo em relação ao universo e a Deus. Características deste traço: espiritualidade, idealismo, transigência e imaginação, quando alto; lógica, dúvida, relativismo e materialismo, quando baixo.


Da mesma forma que os fatores de temperamento, os fatores de caráter são interdependentes, e podem ser analisados em suas combinações de alto e baixo, formando oito perfis diferentes. Esse cubo pode ser combinado com os quatro temperamentos e suas escalas, produzindo inúmeros perfis de personalidade.

O modelo biopsicosocial de personalidade mostra que há uma estabilidade da personalidade ao longo da vida, com pequenas mudanças de caráter e comportamento. Segundo o modelo, é mais difícil modificar o temperamento do que o caráter. Temperamento é determinado pela genética e pelos substratos biológicos, e reflete as diferenças individuais na estrutura e função do cérebro; caráter é o resultado do relacionamento entre o indivíduo e o seu meio, logo o temperamento é mais estável do que o caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário