quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os princípios fundamentais de toda a criação

Muitas são as perguntas de quem chega pela primeira vez a um terreiro, e algo que se torna necessário é ter paciência, pois com o devido tempo as idéias vão clareando.
Entretanto, há alguns principios básicos presentes em todos os ensinamentos, desde o “simples” conselho de um preto-velho até o “complexo” funcionamento da alta magia.

A função das áspas se dá porque o conselho não é simples, bem como a magia não é complexa.

Nas poucas palavras ditas por um guia de luz sempre vamos encontrar diversos ensinamentos, que se forem aplicados ao seu dia-a-dia, vão tornar tudo simples por demais.

É por isso que os guias estão mais preocupados com o nosso desenvolvimento moral. Ao nos aprimorar como seres humanos, nós desenvolvemos nossa força de vontade, aumentamos nosso poder de concentração, e isto torna o desenvolvimento de nosso intelecto algo muito simples e natural.

Quem nunca ouviu um matuto dizendo em palavras comuns o que os grandes filósofos demoram livros e livros para explicar?

Assim se processa a ascensão. Através do nosso esforço vamos crescendo em todos os sentidos, e nos tornando aptos a receber maiores responsabilidades.

Merecimento

Você colhe tudo aquilo que planta. Essa é uma frase dita pelos nossos tataravós, mas com certeza ela é bem mais antiga do que isso.

O merecimento é uma das leis do universo. É mais sólida que a própria lei da gravidade. É o tão conhecido “Segredo”, onde o semelhante atrái o semelhante.
Dessa forma, tudo o que fazemos volta um dia para nós, nesta ou em outra existência. Esse é o conceito de Justiça Divina. Se damos amor, recebemos amor. Se damos carinho, recebemos carinho.

Da mesma forma, se doamos algo negativo, vamos sempre receber do Universo aquilo que atiça esse sentimento negativo, até conseguirmos nos livrar dele. Basta reparar que uma pessoa nervosa sempre encontra pessoas que a tiram do sério. Uma pessoa falsa sempre encontra quem queira lhe passar a perna... até o dia em que percebe que a fonte dessas mazelas não está no outro, mas em si mesmo.

E, percebendo isto, começa a plantar a seu favor, e vai reparar que Deus retorna muito mais do que a gente merece!

Infelizmente nem sempre isto acontece, pois somos seres com limitações temporárias, e não conseguimos visualizar a situação de um ângulo mais afastado. Por muitas vezes acreditamos que algo é injusto, ou imerecido.

“Tudo termina bem quando acaba bem, e se não está bem, é porque ainda não acabou.”
Pode ter certeza que todas essas aparentes contradições acabam se explicando ou com o passar do tempo, ou se levarmos em conta o conceito de reencarnação. Quem nunca tomou um remédio ruim que o fez melhorar logo? Quem nunca passou por uma situação dificílima, onde tudo parecia perdido, e saiu mais maduro e senhor de si?

É para isso que as pessoas reencarnam, para que possam reparar os seus erros, crescer intelectual e espiritualmente, e ajudar todos à sua volta.

É para isso que existem os momentos em que tudo parece dar errado, por mais esforço que você realize. Desta maneira podemos ser testados em vida nos conceitos que acreditamos ter aprendido.

Assim utilizamos nossa vontade, exercemos nossa liberdade, e criamos nosso destino.

Vontade

Para realizar qualquer coisa na vida, precisamos da força de vontade. Reparem que essas palavras estão muito associadas, não temos o costume de dizer que fulano tem muita vontade, quando estamos enaltacendo sua perseverança. Dizemos sempre que ele possui muita força de vontade.

Como um índio guerreiro, que luta bravamente sem se abalar, devemos ser. E isso em todos os aspectos do nosso cotidiano: desde a coragem que aflora ao enfrentar um problema na vida, até a disciplina em acordar na hora correta. Tudo isso são exercícios da força de vontade, e ajudam a desenvolver nosso mental.

Fazer um exercício físico que passa o limite do nosso corpo sem desistir? Isso é aumentar a força de vontade. Persistir na leitura de um livro que pareça complicado? Isso é aumentar sua concentração e vontade. Lutar a cada segundo contra as suas tendências negativas? Aguentar um calor sem ligar o ar-condicionado? Tomar banho na água gelada? Também, também e também.

Além disso, a vontade é outra grande base da mentalização e da magia.

Para criar, é necessário utilizar a mente em primeiro lugar para formar o pensamento. Não é à toa que Oxalá é o Orixá da criação, da fé, das idéias. Esse é o primeiro passo do Verbo.

Em seguida, é necessário elaborar como vamos chegar na imagem que foi criada, precisamos gerar os meios pelos quais ela se tornará realidade. Comparando com a nossa mitologia mais uma vez, temos Iemanjá, a mãe que gera aquilo que Oxalá cria.

E por último e igualmente importante vem a terceira parte: a ação. Se imaginarmos, criarmos e não colocarmos a idéia em prática, ela não se torna um Verbo. Para realmente colhermos os frutos do que pensamos, devemos utilizar nossa vontade e disciplina para organizar e direcionar as idéias para as suas respectivas ações. Aí que entra o aspecto ordenador de Ogum, Orixá das lutas do dia-a-dia.

Este é um dos ternários, o ternário do Verbo, que requer a unidade entre pensamento, palavra e ação.

Porém nossa vontade, por maior que seja, não pode passar por cima do merecimento do próximo. Embora sejamos divinos, nossoo poder não pode passar por cima do outro, pois isso iria contra a idéia universal do merecimento e do karma.

Entretanto, nossa vontade pode fazer algo muito mais importante: nos dar o bom uso do livre-arbítrio. Enquanto permanecermos escravos de nossas paixões, não conseguiremos atingir o estado necessário para nos considerarmos livres.

Liberdade

Quem é livre? Uma pessoa que faz o que tem vontade, ou uma pessoa que faz o que é melhor para si? Podemos lembrar do remédio que tomamos quando adoecemos, que pode ser desagradável no sabor, mas sabemos que a longo prazo seus efeitos são excelentes.

Usando a nossa discriminação, descobrimos o que é melhor para nós, passando pelo filtro do amor e da lógica.

Usando nossa vontade, escolhemos entre obedecer o que nossos instintos nos ordenam fazer e atender os pedidos que nossa alma nos roga.


Só através da vontade desenvolvida conseguimos escolher o que é melhor para nós, atingindo a liberdade.

E o que ganhamos com a liberdade? Nos desamarramos dos laços que nos prendem a este mundo, e passamos a olhar a todos com os olhos dos iluminados. Passamos a reconhecer Deus em cada pedra, cada flor, cada pessoa. E, ao reconhecer no outro o que está em nós, atingimos a paz, a tranquilidade, nos tornando imunes aos ditos problemas do mundo.

O que não são os problemas, a não ser oportunidades de aprendizado e desenvolvimento?
Um homem livre não consegue enxergar esses pequenos detalhes do dia-a-dia, que a maioria dos homens pensa que vê. Pensa que vê porque aquilo é um fruto de sua mente nebulosa, que encara a realidade de uma maneira ainda imperfeita.

O homem só enxerga nos outros o que tem em si, e sendo livre vê todas as qualidades presentes nas criações de Deus, e se esforça a cada dia para realçá-las. Assim, ele altera primeiro o seu mundo, o seu interior, e instantaneamente o mundo à sua volta se modifica.

Pode até existir lodo ainda no mundo, mas a sua nova aura de luz o protege do contato com essa substância viscosa, porém renovadora.

Atingindo este estado, o homem vira senhor de seu destino, pois ele conseguiu entrar em contato com Deus. Ele conseguiu perceber que tudo o que acontece na sua vida é fruto do seu merecimento, que ele constrói com muita força de vontade, para atingir sua liberdade.

Destino

Não possuindo mais amarras, o homem passa a se enxergar como apenas mais um ponto da criação. Ele passa a perceber a pequenez da sua vida diante da vastidão da eternidade.

Para ajudar a entender o quanto nossa experiência em Terra é curta, vamos observar outros fenômenos. O homem habita a face deste planeta há quantos anos? E antes disso, quando surgiu a primeira forma de vida? E quando o planeta foi criado? E quando o nosso Sol foi criado?

Pensou na grandeza dos números? Alguns bilhões de anos, no mínimo. Agora imagine a nossa galáxia. Quando ela se originou? E agora imagine que todo esse período é um grão de areia, se compararmos com a montanha da eternidade.

É uma pequena gota num vasto oceano.

Assim, o que fazer com esse pequeno tempo que nos é dado sobre este planeta? O que devemos aprender, o que devemos realizar? E como descobrir isto?

Analise sua vida, tudo o que lhe aconteceu, suas experiências, suas alegrias, as pessoas que você encontrou no meio da jornada, as tristezas, e talvez você tenha uma vaga idéia do que deve fazer.

Muitas vezes encarnamos simplesmente para conseguir trabalhar uma caracteristica, como o orgulho. Às vezes não conseguimos. E quando vamos tentar, depois que formos embora?

Todos os nossos amigos espirituais nos dizem que estar encarnado é uma experiência que acelera a evolução, desperta a consciência. Que por estarmos aqui, possuímos condições muito favoráveis, através das nossas limitações, para nos desenvolvermos espiritual e intelectualmente. Entretanto, muita besteira ainda é realizada.

Se com apenas 10% de nossa capacidade mental já fazemos tudo isso que vemos no mundo, imagine com 20%, 50%? A limitação que nos é dada nos auxilia a lapidar nossa pedra bruta, a fazê-la brilhar cada vez mais, pois o fardo que nos é confiado é na medida certa que conseguimos levá-lo.

Essa é uma das poucas certezas que podemos ter de nosso destino: Deus nunca nos coloca em alguma situação na qual não tenhamos chance de superar. Afinal, se assim ele fizesse, seria um grande sádico, o que não condiz com a sua bondade suprema.

Nos preocupando com o hoje, em fazer as coisas certas agora, utilizando da vontade, plantamos as sementes sadias do merecimento, para atingirmos a nossa liberdade, adminirando a paisagem e aprendendo, enquanto o destino se desenrola à nossa frente.

Equilíbrio

Devemos nos dedicar somente a conseguir coisas materiais, de forma a nos dar as condições necessárias para podermos viver com o maior conforto? Devemos nos dedicar totalmente ao nosso desenvolvimento espiritual?

Tanto uma postura quanto a outra são extremas, e devem ser evitadas, como a maior parte das coisas da vida. Comer demais, beber demais, fazer exercício demais, trabalhar demais. Tudo em excesso é desregrado.



O Equilíbrio é um dos atributos de Deus. Podemos ver este equilíbrio agindo na lei do Karma, no desbalanço de energias que provocam doenças, nas grandes pestes, nas vidas regradas e ordenadas dos monges tibetanos.

Sempre onde há o Equilíbrio vemos uma manifestação da divindade. Sempre que vemos uma ausência dele, percebemos uma atuação do cósmico para que a balança volte a ficar na horizontal.

E isso devemos buscar no nosso dia-a-dia. Desde as coisas mais "complicadas", como trabalho, estudo e religiosidade, até as mais simples, e que complicamos com nossas cabecinhas deturpadas.

Bens materiais em excesso é uma forma de desequilíbrio. Para que ter uma mesa cheia, farta de alimentos, se você não precisa daquele luxo todo para sobreviver? Ou se você com essa estravagância não consegue comer tudo, supondo que precisasse, e acaba jogando fora?

Para que seu excesso exista, é preciso que a miséria do outro exista. Às vezes você não sabe o que pedir pra sobremesa. Imagine milhões de crianças na África, que nem sabem o que é uma sobremesa?

Vivendo sua vida com equilíbrio, dosando seus bens materiais, os exercícios que faz, bem como a sua dedicação com sua melhoria e a doação ao próximo, você cria as condições necessárias para que Deus se manifeste através de você da melhor forma.

Pois a manifestação do equilíbrio é um dos melhores usos da vontade, ao mostrar para si e servir de exemplo aos outros em como proceder para ser senhor do seu caminho.

Use a sua vontade para ser merecedor de bons frutos. Seja livre. Busque o equilíbrio. Atinja a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário