terça-feira, 31 de agosto de 2010

Umbanda e Astrologia - Parte II

Umbanda e Astrologia - Parte II

Salve, Lista,

Continuando o tema, hoje vamos falar um pouco sobre astrologia e Orixás, pois isso irá nos auxiliar a entender o porque aquele esquema da coroa (7 guias principais de direita e 7 de esquerda) nos auxilia no nosso dia-a-dia.

Para isso, selecionei um texto de Astrologia, escrito pelo irmão Marcelo del Debbio, de forma a começarmos a entender o que se passa.

Energias e os 12 Signos
Nossa realidade é baseada em um conceito dual de energias que se complementam, que os orientais chamam de Yang e Yin, positiva e negativa, masculina e feminina, penetrante e penetrada, luz e sombra, calor e frio, etéreo e denso e por ai vai.

Se imaginarmos que no início dos tempos a energia primordial dividiu-se em duas (Yin e Yang). Mais tarde, estas duas energias dividiram-se novamente, originando 4 energias: Fogo (espírito, yang-yang), Água (emoção, yang-yin), Ar (razão, Yin-Yang) e Terra (físico, Yin-Yin). Como as combinações yin-yang e yang-yin estão em um mesmo nível de energia (que chamamos de mente, um meio termo entre corpo e espírito, formada pela razão e emoção), os ocultistas dividiam o nosso corpo em três partes (corpo, mente e alma).

Simples até agora?
Bem… com uma terceira divisão, considerando apenas 3 “patamares” energéticos (que os astrólogos chamam de Fixo (terra), Cardinal (Fogo) e Mutável (ar, água), chegamos a 12 energias diferentes que agem sobre o ser humano (observe a imagem que eu fiz para uma melhor compreensão). Deste pequeno gráfico chegamos à divisão dos signos em 4 grupos: Fogo (Áries, Leão e Sagitário), Água (Câncer, Escorpião e Peixes), Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) e Terra (Capricórnio, Virgem e Touro). Outras pessoas preferem agrupar estas energias em 3 categorias: Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) e Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) mas na verdade, tanto faz.
Marcelo Del Debbio (http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/06/02/pequeno-resumo-de-...)

Quando nós nascemos, uma impressão da energia do Sol é colocada em nosso "espírito", mas como conseguir saber que impressão é essa? Se fosse uma moeda, bastaríamos olhar para a marca que a máquina de fazer moedas fez, mas como conseguir olhar a marca de nosso espírito?

Vamos dar um exemplo. Quando você está dirigindo na estrada, você fica a uma determinada velocidade. No início, quando você ainda é inexperiente, é importante você olhar para o velocímetro do carro, pois ele que indica a velocidade na qual o carro se encontra.

Se você meter um prego no painel, a 80Km/h, por exemplo, o ponteiro pode até não andar mais, ficando parado no 80, mas o carro pode continuar andando cada vez mais rápido. Então não é o ponteiro que dita a velocidade na qual o carro anda, ele é apenas uma forma de indicar essa velocidade.

O mesmo se passa com a Astrologia. Os planetas não emitem energia que nos altera, não tem campo gravitacional que chega até nós, etc etc... Eles são apenas o "velocímetro" da energia que vem do Sol.

Tem gente que conforme ganha experiência no trânsito, já sabe em que velocidade o carro está andando sem ao menos olhar pro velocímetro. Isso, na nossa metáfora, é a intuição que chega até a pessoa. É quando um astrólogo diz que "sente" o mapa de alguém.

Voltando ao nosso estudo, como sabemos quais as energias que estão impressas em nossa alma? Através do mapa (astral) natal da pessoa, podemos olhar para os sete "planetas" principais (Sol, Lua, Vênus, Marte, Mercúrio, Júpiter e Saturno) e verificar quais a quantidade de planetas em cada um dos elementos. Como assim? Se temos um planteta no signo de Áries, por exemplo, temos um planeta no elemento Fogo. Se fosse um planeta em Touro, seria um planeta em Terra.

Assim, vamos olhando para o mapa e contando os planetas, para saber como é o nosso "placar" energético. Para fazer seu mapa astral, basta pegar seus dados de nascimento (data, hora e local) e ir em algum site que gera esse mapa para você. O www.alabe.com faz isto de graça (tem um local escrito Free Chart na coluna da esquerda).

Neste site aqui (http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/05/22/astrologia-planeta...) tem a descrição dos símbolos dos planetas que vocês devem contar, e uma pequena descrição do que tal planeta significa, caso interesse.

Esses quatro elementos também tem a ver com Alquimia, Tarot e Kabballah, mas isso não é importante agora... É interessante entender o que representa cada um dos quatro elementos (Terra - Físico; Ar - Mente, Ação; Água - Emoção; Fogo - Espírito), pois isso é fundamental para compreender o próximo post, sobre as energias dos Orixás e o que precisamos trabalhar em nossa vida.

LIÇÃO DE CASA: Verificar no seu mapa astral como estão distribuidas suas energias entre os quatro elementos e procurar o significado do seu nome.

Sumário

- Podemos dizer que existem quatro tipos de elementos: Terra, Ar, Água e Fogo. Cada um deles está associado à um campo de características do ser humano.

- Os planetas no mapa astral apenas são indicadores da energia enviada pelo Sol, eles não mandam coisas para nós. Cada planeta representa uma característica do ser humano, bem como cada signo representa um tipo de energia.

- Através dos sete planetas herméticos, e do mapa astral, podemos ver como os quatro elementos estão distribuídos em nossa existência, detectando excessos e deficiências.