quinta-feira, 8 de abril de 2010

Umbanda e Astrologia - Parte I

Entendendo melhor sua coroa através da Astrologia - Parte I

Muito se diz que complicar os estudos atrapalha mais do que ajuda: e quem o diz está certo. A beleza do conhecimento está na simplicidade. Então se está na simplicidade, pra que estudar isto?

Existem diversas vias de se chegar ao conhecimento do coração. Porém, enquanto não estamos lá, dúvidas surgem, e ao verificar que nossas intuições vão muito de acordo com verdades antigas e conhecimentos milenares há uma grande chance de nossa confiança melhorar.

Só devemos tomar o cuidado de não nos focarmos demais nesse conhecimento, e esquecer o principal: a melhora interior de cada um. Porque esse blablabla de melhora interior? Porque conhecer sua coroa tem tudo a ver com isso... e também com astrologia.

Como é a nossa coroa?

Cada casa afirma que a coroa é de uma determinada maneira, com orixá de frente, adjunto, ancestral... Quanto a isso, coloco um texto abaixo, de autoria de Pai Juruá, para que possam meditar a respeito.

Orixá da coroa

Localização do ponto de força de recepção energética: Alto da cabeça.
Coroa.

Irradia para o nosso caminho espiritual, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa evolução espiritual, ou mesmo absorvendo os excessos.

Orixá de frente

Localização do ponto de força de recepção energética: Entre as sobrancelhas, meio da testa (3º olho).

Irradia para o nosso caminho material, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa vida física presente, ou mesmo absorvendo os excessos.

Orixá junto

Localização do ponto de força de recepção energética: Em toda a extensão da nuca.

Irradia, auxilia-nos com suas qualidades atributos e atribuições, o aprendizado das verdades divinas, adquiridos em vivenciações passadas, bem como ao equilíbrio dos erros cometidos, a fim de nos reequilibrarmos no presente para a nossa evolução.

Obs: A palavra juntó é um designativo regional e foi adjudicada do termo adjunto, que quer dizer: algo em aporte; auxílio; junto; do lado.

Orixá da direita

Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acimada orelha direita .

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições, a nossa direita, ou seja, o nosso consciente, o nosso pólo positivo e as virtudes humanas (absorvendo os excessos ou irradiando a falta).

O lado direito do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso emocional, refletindo o nosso “Eu positivo”, ou seja, o da justiça, do bom combate, do bom caminho, da vereda certa e da vida verdadeira. É o lado que reflete as nossas “virtudes”. É o lado da
Espiritualidade Maior; o lado da realidade.

O lado direito é o lado da Espiritualidade. É dos que vivem com Deus, cumprindo-lhe as Leis.

Orixá da esquerda

Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acima da orelha esquerda.

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições a nossa esquerda, ou seja, o nosso inconsciente, o nosso pólo negativo, os defeitos humanos (absorvendo os excessos ou mantendo o equilíbrio).

O lado esquerdo do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso racional, refletindo o nosso “Eu negativo”, ou seja, o das injustiças, da inércia, do mau caminho, das incertezas e da vida ilusória. É o lado que reflete os nossos “defeitos”; o lado das
ilusões.

O lado esquerdo é o lado das ilusões. É o dos que estão apenas vivendo para o mundo e desejando o muito sem Deus.

Com tudo isso não estamos querendo dizer que existem Orixá que comandam as nossas virtudes ou os nossos defeitos, mas sim, que Eles estão a postos, a fim de nos auxiliar absorvendo os excessos ou irradiando a falta daquilo que nos é importante em nossa escalada evolutiva..

A cada encarnação, de acordo com as nossas necessidades, os Orixás de coroa, frente, junto, de direita e de esquerda são trocados, estimulando, paralisando, renovando, direcionando, etc., aquilo que esta nos faltando ou que esta em excesso em nossas vidas. Basta sabermos, com certeza, os Orixás que regem a nossa coroa, frente, juntó, de direita e de esquerda e seremos sabedores das nossas virtudes, falhas e excessos, a fim de efetuarmos com êxito a nossa Reforma Íntima.

Se conhecermos as regências da pessoa é possível fazer uma previsão de como será o temperamento desta pessoa e a maneira como ele encara a vida e seus relacionamentos, através dos Orixás que o regem.


Fonte: Pai Juruá. O ABC DO SERVIDOR UMBANDISTA.
Uma visão "diferente"

Em nossa casa, a coroa do médium é exemplificada de uma forma um pouco "diferente". Digo diferente, pois embora o nome seja semelhante, o significado é diferente. E na próxima parte, itemos ver como associar algumas características do seu mapa Natal com a disposição de sua coroa (e porque os guias também mudam de nome ao longo da vida).

Médium, Guias de direita, Guias de esquerda e Anjo da Guarda

Quando encarnamos, realizamos um "contrato" no astral, onde espíritos irão trabalhar conosco durante nossa jornada. Sendo médiuns, teremos os guias de direita, que trabalham no desenvolvimento de nossas características positivas, e os guias de esquerda, que nos auxiliam a eliminar as características negativas.

Um mentor mais elevado, o Anjo da Guarda, nos auxilia na construção da programação de nossa vida, no que podemos fazer, no que não devemos, alternativas de encarnação, e também com influxos elevados durante nossa encarnação, para que nos relembremos do porquê estamos aqui, do que nos propomos a aprender e realizar.

Posição dos guias e do anjo na coroa
O Anjo da Guarda (diferente de Anjo Guardião, que são os nossos guias de esquerda) não está pertencente à nossa coroa. Ele está ligado apenas à nossa programação existencial.

Agora, os nossos guias de direita e de esquerda estão sim bem ligados à nossa coroa e ao que devemos trabalhar em vida. Observe o esquema abaixo, onde E1, E2, ..., E7 representam os guias de esquerda e D1, D2, ..., D7 representam os guia de direita:

E7 E6 E5 E4 E3 E2 E1 Médium D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7

Mais afastado Mais próximo Mais próximo Mais afastado

Imaginando o médium no centro, vemos que existem alguns guias mais próximos do médium, e outros mais afastados. Cada guia possui uma energia associada, e esta energia nos serve de auxílio para trabalharmos uma característica em particular.

Exemplo: se possuímos um Caboclo Ogum 7 Ondas em nossa coroa precisamos trabalhar as características da Ordem no campo da Geração em cada uma das linhas dos Orixás.

Assim, quanto mais próximo do médium, no esquema acima, mais o médium deverá desenvolver aquela característica, que está associada à energia do guia. Voltando ao exemplo, se o seu Ogum 7 Ondas estiver na posição D1, as características dele é o que você mais precisará desenvolver nesta vida. Caso ele esteja na posição D7, é o que você menos precisa desenvolver, ou foi o que você se programou para não dar a devida atenção nesta vida.


SUMÁRIO

Neste sumário estão alguns tópicos que contém um resumo do que foi dito. Caso deseje, tente relembrar o conteúdo associado a cada um desses tópicos, e antes da próxima parte releia estes tópicos:

- Existem algumas formas diferentes de mostrar como é a coroa do médium, e que tem a ver com a maneira da casa passar seus ensinamentos.

- Cada guia tem uma função, seja auxiliar na expansão do positivo, ou no trabalho do negativo, e possuem tanto energias quanto nomes que auxiliam na atual encarnação do médium.

- A posição do guia na coroa do médium tem relação direta com o que ele precisa trabalhar nesta vida: quanto mais próximo do médium, maior o desafio do médium para desenvolver aquelas características em sua vida.